CERCA ELÉTRICA RESIDENCIAL

Quando se trata de segurança residencial vem logo a nossa mente a instalação de alarmes, porteiro eletrônico, câmeras de monitoramento e cerca elétrica residencial. Preocupados com a segurança pessoal as pessoas tem investido pesado no ramo de segurança residencial, no entanto um dos meios de segurança residencial mais buscado no mercado atual é a instalação de cerca elétrica residencial.
A instalação de cerca é o meio mais utilizado por pessoas físicas e também por muitas empresas, tendo por base a intenção primordial de evitar tentativas de invasão, pois elas possuem funcionamento resistente e promovem segurança total para as residências, além de ser eficiente acerca elétrica residencial possui um custo reduzido e acessível para a maioria das pessoas.
Mas a cerca elétrica residencial não é perigosa? A resposta é: Não, normalmente quando um invasor toca sobre a cerca elétrica os seus membros superiores são paralisados, impedindo a entrada do suposto atacante em sua residência, no entanto ela não capaz de matar ninguém e nem mesmo animais.
Modelos de Cerca Elétrica residencial
Os modelos de cercas elétricas podem ser classificados em dois grupos distintos, o primeiro deles é a cerca elétrica convencional e o outro é conhecido como concertina, no entanto, ambos desempenham muito bem a função para o qual foram concebidos.
Cerca elétrica convencional: O modelo de cerca convencional é ligado entre si através de hastes verticais e isoladores utilizando fios de aço inox.
Cerca elétrica do tipo concertina: O modelo de cerca elétrica concertina é feito utilizando arame farpado de alta tensão de ruptura em formato espiral, além disso, elas contem lâminas que são perfurantes e cortantes.
Instalação das Cercas Elétricas
Saber como instalar uma cerca elétrica residencial é muito importante para que você mesmo possa fazer a instalação em sua residência ou até mesmo fazer eventuais manutenções na cerca, entre os dois modelos de cerca elétrica residencial existem diferenças em suas instalações.
1. Passo: É importante lembrar quais materiais se farão necessário para a instalação da cerca elétrica, veja a lista logo abaixo:
  1. Central de choque de com alarme e terra eletrônico;
  2. Peça de cabo de alta tensão;
  3. Sirene simples;
  4. Bateria 12 v;
  5. 1 rolo de fio aço inox com 300 metros 0,60;
  6. Hastes de 4 isoladores tipo estrela;
  7. Placas de advertência.
2. Passo: Antes de iniciar a instalação observe a altura do muro, pois o muro deve ter pelo menos 2 metros de altura, agora meça o seu terreno e divida a medida dele por 3, o resultado será o número de hastes que você precisará utilizar Ex: 70/3= 23,33 sendo que cada haste não pode ultrapassar 3 metros de distancia uma da outra.
3. Passo: Agora vamos fixar as hastes no muro seja através de buchas ou chumbadas no muro.
4. Passo: Agora é hora de colocar os fios de inox nas hastes, puxe a fiação em sentido a central de choque e as estique bem (coloque sob o isolado na haste).
5. Passo: A central de choque deve ser instalada em local onde seja protegido contra sol e chuva, e fora do alcance de crianças, a montagem da central de choque deve se iniciar pela entrada e saída de alta-tensão (prenda os dois cabos de alta-tensão provenientes da cerca elétrica já montada).
6. Passo: Agora nesse passo vamos conectar os fios da central de choque diretamente na sirene de alarme, assim quando alguém tocar sobre a cerca elétrica, o alarme será disparado. Para identificar melhor os fios o vermelho é o positivo e o preto negativo. Em alguns casos na central de choque eles podem estar identificado com as siglas SIR + e SIR – Quando a arquitetura da central de choque não tiver o  SIR -, use o negativo da entrada auxiliar 12v.
7. Passo: Agora é hora de realizar o aterramento, para isso você tem 2 opções:
1º Aterramento virtual
Algumas centrais de choques já vem com aterramento eletrônico, pergunte ao vendedor ou consulte o manual do fabricante.
2º Aterramento com barra de cobre
Interligue o TR da central de choque com a barra de aterramento fixada ao solo, usando um cabo de aterramento da cor verde ou azul.
8. Passo: bateria 12v agora vamos ligar a bateria na central de choque, ligue o fio positivo da central de choque no positivo da bateria, e negativo da central no negativo da bateria, na central de choque, estará escrito assim, (BAT +), BAT-.
Feito todas as ligações é só codificar o controle, aperte o botão prog ao mesmo tempo que aperta o botão do controle, até dar um alarme ou piscar um led ao lado do botão prog, esse processo leva em média de 2 a 4 segundos, teste o controle, ligue e desligue, se ocorrer tudo bem, sua cerca esta funcionando perfeitamente.
Se quiser verificar a tensão no filamento da cerca, compre um medidor de tensão de cerca elétrica.
Atualmente milhares de pessoas estão em busca de proteção para seus lares, e, para que isso seja realizado com maior destreza se faz de grande valia saber escolher o modelo de cerca elétrica residencial que se enquadre melhor com sua casa, e, além disso, pesquisar bem sobre lançamentos de novos equipamentos de cerca elétrica no mercado.

Comentários

Postagens mais visitadas