Sem Parar
Sem Parar é um sistema de pagamento eletrônico veicular implantado no Brasil, o serviço está presente em aproximadamente 850 pistas de pedágio, em 7 estados brasileiros, atua em mais de 90 estacionamentos de shoppings e aeroportos, possui um cadastro com mais de 3 milhões de veículos, e mais de 44 milhões de transações eletrônicas por mês.
Como funciona o Sem Parar
Com o Sem
Parar, o motorista não precisa mais guardar os tickets de
estacionamentos ou parar nas cancelas do pedágio para efetuar o pagamento das
tarifas rodoviárias. Todos os custos são pagos mensalmente, na data de
vencimento estipulada pelo cliente, com débito em conta corrente ou no cartão
de crédito de sua preferência.
Os componentes básicos que fazem o sistema
funcionar são: transponder ou tag, antena e o controlador de faixa que é o
computador que controla o equipamento da faixa e rastreia os automóveis que
estão passando, sistema de computador hospedeiro na qual todas as LANs do
pedágio estão conectadas a uma central de dados por uma rede de longa distância.
Funcionamento do Tag
Tag seria um tipo de etiqueta ou cartão de
identificação. É um identificador por radiofreqüência a bateria, (RFID) unidade
que transmite sinais de rádio. Nesse transponder estão arquivadas as
informações básicas da conta, como um número de identificação.
Esse dispositivo é alocado no interior do carro
atrás do espelho retrovisor e se comunica com as cancelas do pedágio através
das antenas que estão posicionadas sobre cada faixa de pedágio. A zona de
detecção pode girar em torno de 3 metros de altura e 3 metros de distância. Os
dois dispositivos, o transponder e a antena, interagem para completar a
transação do pedágio.
Cancela do pedágio
Passar livremente nas cancelas do pedágio é a
grande vantagem do sistema Sem Parar, pois o motorista não precisa enfrente as
grandes filas para pagar a tarifa.
Quanto custa
Atualmente, o Via Fácil cobra o equivalente a R$ 11,90 por mês, ou de R$
15,76, caso o usuário escolher o plano que não cobra adesão de R$ 67,00, para
instalar o sistema.
Comentários